Agendar consulta

Bem pessoal acidentes com crianças, infelizmente, são muito comuns. Existem situações tranquilas até bem graves, mas um ponto é crucial, quando seu filho vem correndo em sua direção machucado, com dor e em algumas vezes até mesmo sangrando, é que você mantenha a calma, e passar essa sensação de acolhimento e de que tudo vai ficar bem, para essa criança!

E por que isso? 

Bem, primeiro porque a criança também vai se acalmar e você conseguirá fazer uma análise rápida e mais correta da situação. Segundo que quando qualquer pessoa está estressada, com dor e chorando, tanto a pressão arterial quanto a frequência cardíaca aumentam e isso acaba por possibilitar um maior sangramento local e maior dificuldade em estancar o sangramento. Por último, temos que se for um corte com sangramento na região do pescoço para cima, o esforço que eles fazem ao chorar, ingurgitam as veias e aumenta mais o sangramento.

Enquanto você acalma a criança, comprima o local do sangramento por aproximadamente 5 minutos, depois, limpe o local delicadamente somente com água e veja a extensão do corte.

Cortes de até 1 cm e que pararam de sangrar, raramente são profundos e é pouco provável que irão necessitar ser suturados (dado pontos / costurado). Já os cortes maiores de 1 cm geralmente necessitarão de pontos para fechar, seja pela extensão da lesão, seja por que mantém o sangramento.

Então se você está a frente de um pequeno corte que não sangra mais, um curativo simples, seja com gaze e esparadrapo, ou um tipo Band-Aid resolve o problema a maioria dos casos, mas caso volte a sangrar, ou se você ficar em dúvida, não deixe de procurar auxílio médico.

Agora se seu filho apresenta um corte maior e que persiste com sangramento, a primeira coisa a fazer é pegar um pano ou uma toalha de preferência limpa e fazer compressão no local do ferimento, igual ao que fazem nos filmes, e leve sua criança para o pronto-socorro mais próximo, para ser avaliado por um médico.

Simples, não é?

Portanto não dificultem o processo de cicatrização ou possibilitem uma importante infecção no local passando qualquer coisa na região do corte. Portanto NÃO USEM aquelas receitas caseiras do vizinho, como por exemplo, jogar pó de café, passar pasta de dente, clara de ovo, banha, bacon, vinagre, teia de aranha, cuspe, urina. Isso só vai prejudicar o tratamento!

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato comigo.

Inscreva-se no meu canal: