O Que é?

O CISTO TIREOGLOSSO é um remanescente embriológico (restos da formação do embrião humano) que é encontrado em aproximadamente 7% da população e na maioria das vezes é assintomático. É a malformação mais frequente da linha média (meio) do pescoço e geralmente é identificado quando a criança atinge a idade pré-escolar.

Como se forma?

Durante a formação fetal, entre a 4a e a 7a semanas de gestação, num local na base da lingua chamado de forame cego, ocorre o desenvolvimento do divertículo tireoidiano. A partir daí ocorre o desenvolvimento da glândula tireoide dessa posição da base da lingua em direção a sua posição habitual à frente da traqueia através do ducto Tireoglosso.

Usualmente esse ducto Tireoglosso tende a desaparecer (ser absorvido) ao redor da 5a a 8a semanas de gestação, que é o período, no qual a glândula tireóide alcança sua posição na superfície do pescoço. O CISTO Tireoglosso pode se formar em qualquer posição aonde o DUCTO Tireoglosso, falhou na sua obliteração (absorção)

Como se trata?

O tratamento se dá através de cirurgia. Onde realizamos a ressecção completa do cisto e do trajeto do ducto Tireoglosso até a base da língua, geralmente associada a ressecção da porção central do osso hyoide.

Quais as complicações?

A complicação mais associada ao cisto Tireoglosso é a infecção do cisto, que pode inchar, ficar vermelho, doloroso e até mesmo romper, com saída de secreção purulenta. Uma complicação rara, menor que 1%, mas muito temida, é a malignização do cisto, associada ao carcinoma papilar de tireóide.

Dentro das complicações pós operatórias precoces, a formação de hematoma ou seroma no local são relativamente frequentes e manejadas tranquilamente, enquanto que a infecção da ferida operatória ou formação de abscesso são mais raras, mas muitas vezes podem necessitar o uso de antibióticos ou até mesmo drenagem.

A complicação mais tardia, pode ser a recorrência do cisto, mas é rara desde que a cirurgia tenha sido feita de maneira adequada.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato comigo.