As queimaduras são lesões provocadas por agentes externos sobre a pele (calor ou frio intenso, produtos químicos, radiação ou até mesmo agentes biológicos). Infelizmente, as crianças costumam estar entre as principais vítimas desse tipo de acidente.
As queimaduras são divididas pelo grau de comprometimento do tecido cutâneo atingido, sendo mais grave quanto mais profundo for esse comprometimento. 👇🏼
🔹 Queimaduras de 1° grau: atingem a camada mais superficial da pele (epiderme). Nesses casos, a região tende a ficar avermelhada, com dor, mas sem a formação de bolhas.
🔹 Queimaduras de 2° grau: atingem a epiderme e parte da derme, a camada mais profunda da pele. Nesses casos, ocorre a formação de bolhas e a dor é mais intensa.
🔹 Queimaduras de 3° grau: atingem todas as camadas da pele e regiões ainda mais profundas, como os músculos. Nesses casos, tende a ocorrer a necrose da região. O paciente, geralmente, não apresenta dor, uma vez que os nervos e suas terminações são danificados.
⚠️ É importante seguir algumas indicações do que deve ou não fazer para evitar que o quadro clínico da criança piore.
1️⃣ LAVE o local com ÁGUA CORRENTE
2️⃣ Em queimaduras extensas ou com bolhas e/ou sinal de tecido carbonizado, CUBRA AS LESÕES com compressa úmida e leve a um hospital de confiança.
3️⃣ NÃO estoure as bolhas e NÃO retire a pele das bolhas sobre a ferida.
4️⃣ NUNCA tente descolar tecidos grudados na pele queimada.
5️⃣ NUNCA coloque manteiga, pó de café, creme dental ou qualquer outra substância sobre a queimadura.
Inscreva-se no meu canal: