Agendar consulta

Hoje, vou falar sobre os cuidados do pós operatório da cirurgia de hérnia humbilical.

Eu sei que o pós operatório é um período um tanto complicado, ainda mais para as crianças maiores que fazem a cirurgia, mas estou aqui para ajudar vocês e passar por esse período da melhor maneira possível.

Geralmente costumo prescrever de 8/8 horas o ibuprofeno, que é uma medicação analgésica e antiflamatória, que pelo fato de ter o gosto mais adocicado é mais fácil de ser dado para os pequenos quando comparados a dipirona ou o paracetamol, que deixamos como medicações de resgate, caso a criança venha a sentir dor entre as doses da medicação. 

Pelo fato de que costumo administrar o antibiótico profilático durante a realização da cirurgia, não se tem a necessidade de administrar antibióticos orais em casa no pós operatório, a não ser que por algum motivo específico tenha sido prescrito.

Retirando o curativo e realizando a higienização.

No dia da cirurgia, não há necessidade de dar banho na criança quando chegarem em casa. O banho deverá será feito somente no dia seguinte pela manhã.

Quando estiver programando o banho, não esqueça de dar a medicação prescrita uns 30 minutos antes.

O curativo oclusivo, que é aquele que tampa todo o umbigo, pode ser retirado no dia seguinte da cirurgia, a não ser que você tenha sido orientado a fazer diferente no dia da cirurgia. 

Por baixo do curativo, na maioria das vezes, irão verificar que a pele estará coberta por um tipo de plástico no local da incisão. Isso é uma cola cirúrgica que utilizo para impermeabilizar o local do corte operatório, para que você possa dar o banho tranquilamente, lavando por cima da incisão. 

Muitos pais me perguntam também sobre como cuidar dos PONTOS! Vocês não vão encontrar os “pontos cirúrgicos” uma vez que costumo utilizar fios absorvíveis com sutura (costura) intradérmica (por baixo da pele), portanto nada a se preocupar com isso.

Eventualmente poderá apresentar um leve inchaço ou hematoma ao redor do umbigo, o que é esperado logo após a cirurgia, e irá melhorar gradativamente com o tempo de cicatrização.

A higienização da região umbilical deverá ser feita 2 vezes ao dia com água e sabonete (líquido ou convencional). Uma já aproveitando o banho pela manhã, e outra no final da tarde / início da noite. 

Depois que sair do banho, seque bem o umbigo do seu filho!  Se não estiver saindo secreção, não tem necessidade de realizar qualquer curativo no local.

Repouso pós operatório & Atividades Físicas

Nos primeiros sete dias após a cirurgia, sua criança deverá realizar um repouso relativo. Isso significa que ela pode andar, se movimentar dentro de casa, brincar, assistir TV sentada e até mesmo ir ao shopping para assistir um filme no cinema sem problema algum. Devemos ter cuidado é com os EXAGEROS, pois utilizamos um material na cirurgia que é resistente o suficiente para aguentar o dia-a-dia da criança, mas caso ela extrapole, podem haver consequências, inclusive com o rompimento dos pontos cirúrgicos. Mas não se desesperem, pois isso é difícil ocorrer! Pois quando eles começam a exagerar, a primeira resposta do organismo será a sensação de DOR. 

Logo se eles começarem a apresentar uma DOR maior, logo após um período de “agitação”, faça uma atividade com ela, na qual necessite ficar sentado e quieto, como assistir TV, e aproveite esse momento para fazer uma pipoca e diga que só vai dar a ela, caso fique quietinha e sentada.

As atividades físicas de esforço (piscina, mar, futebol, basquete, bicicleta, skate, pula-pula & etc), são liberadas, sem restrições, somente após 30 dias da cirurgia.

Retorno ambulatorial

Geralmente solicito que o paciente retorne comigo na semana seguinte a cirurgia, o que varia entre 5 a 10 dias de pós operatório, a depender da data da cirurgia. Mas é claro que se tiver alguma situação especial, esse retorno pode ser tanto antecipado, quanto postergado.

Espero que tenham entendido as explicações.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato comigo.

Inscreva-se no meu canal: