Neste novo vídeo irei explicar sobre o tratamento cirúrgico da VARICOCELE, suas indicações, tipos de cirurgias e principais complicações. Em um vídeo anterior, abordei e expliquei a vocês o que é Varicocele, se você ainda não viu, recomendo que veja ele antes de seguir por aqui.

Aproveito também e peço que já deixe o seu like, aproveite para se inscrever no canal, se ainda não for inscrito, e ative o sininho para a notificação dos novos vídeos!

INDICAÇÕES CIRURGICAS

Bem pessoal, vou começar falando sobre as indicações de cirurgia para o tratamento da VARICOCELE. E podemos dividir elas em 3 principais grupos!

1 – Indicações Absolutas:

2 – Indicações Relativas:

3 – Indicações Menores:

Nos adolescentes, a maior indicação para a cirurgia é a redução do testículo do lado afetado, mas sintomas importantes como dor e desconforto são considerados indicações absolutas de tratamento. E considerando que a VARICOCELE é uma alteração PERMANENTE e que compromete progressivamente o testículo, a melhor época para o tratamento é a fase pré-puberal.

TRATAMENTO

A base do tratamento é o tratamento das veias testiculares, seja por métodos que empregam a oclusão venosa (como por embolização ou escleroterapia) ou pela ligadura cirúrgica das veias, sejam abertas ou laparoscópicas, em bloco ou microcirúrgica!

Abordagem inguinal (chamada também de Ivanissevich) onde, após a abertura do canal inguinal (na virilha), realiza-se a ligadura (amarragem) das veias dilatadas, preservando a artéria testicular. Tem uma taxa de sucesso aproximada de 85% na literatura médica com uma incidência de hidrocele (que é a principal complicação desse tratamento) em torno de 15%.

Abordagem subinguinal ou microcirúrgica, onde é empregado o uso de um microscópio cirúrgico para identificar os vasos e realizar a ligadura como na abordagem inguinal, mas muito mais trabalhosa devido ao maior número de veias dilatadas, alguns autores relatam resultados melhores e com menor índice de complicações.

Abordagem suprainguinal ou retroperitoneal (chamada de PALOMO) onde os vasos espermáticos são ligados em bloco, acima do que chamamos de plexo venoso pampiniforme, incluindo a artéria testicular, pois já foi demonstrado, em estudos, que isso não acarreta ou ocasiona alterações no testículo. Essa abordagem pode ser realizada também por técnica minimamente invasiva por videolaparoscopia, levando a uma recuperação mais rápida do paciente. Tem uma taxa de sucesso em torno de 98%, e de formação de hidrocele que varia em torno de 12%.

COMPLICAÇÕES

A Complicação mais frequente é a formação de HIDROCELE, seu tratamento inicial deve ser não invasivo, pois a maioria reduz no primeiro ano de observação, caso persista, pode ser realizado o esvaziamento por punção, ou cirurgicamente nos casos persistentes.

Outra complicação é a recorrência da Varicocele, sendo que nesses casos, a opção de tratamento pode ser por embolização ou escleroterapia por radiologia intervencionista.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato comigo.